Como funciona a tecnologia nuvem? Desvendamos 4 dúvidas bastante comuns sobre o tema.

Armazenar e proteger dados, atualmente, tornou-se prioridade no cenário de constantes inovações tecnológicas que vivemos. O turbilhão de informações que chegam, demandam mecanismos que possam filtrar e reunir esses dados para serem utilizados posteriormente. 

Assim, algumas ferramentas são criadas para dar esse suporte, seja para empresas ou pessoas físicas. 

A tecnologia nuvem se encaixa perfeitamente para essa finalidade. Neste artigo, iremos desmistificar algumas dúvidas frequentes que muitas pessoas possuem sobre essa tecnologia, explicando de forma simples e direta cada uma delas, além de apontar os seus principais benefícios. 
 

Onde ficam localizados e armazenados todos os dados de uma nuvem? 

Tecnicamente falando, na nuvem tudo fica armazenado em um data center equipado com diversos servidores e storages. Ou seja, os dados ficam hospedados em um centro de processamento com uma instalação física, que é composta por vários dispositivos e equipamentos que prestam esses serviços. 

O diferencial dos servidores na nuvem é que eles podem ser localizados em qualquer lugar do mundo de forma remota, através de um ambiente com computação. Já o servidor tradicional é de uso exclusivo de uma organização. 
 

Utilizar tecnologia nuvem ainda é mais seguro do que os métodos tradicionais? 

De acordo com o Relatório de Atividade Criminosa Online no Brasil, cerca de 2,8 bilhões de dados sensíveis foram expostos em 2021, o que descreve uma realidade para muitas empresas: a falta de domínio sobre os avanços da tecnologia. 

O fato da tecnologia em nuvem ser baseada em virtualização, torna esse mecanismo bastante eficaz em comparação a servidores físicos (tradicionais). Isso porque, a fácil configuração e o controle desses dados, através da IA (Inteligência Artificial) permitem que a segurança seja prioridade no processo. 

Gostando do nosso artigo? A Xtrategus é especialista em Migração para a Nuvem!


Será preciso migrar todos os meus aplicativos para a nuvem? 

Não é necessário migrar todos os aplicativos, apenas alguns componentes desses aplicativos que demandam maior carga de informações pessoais e/ou empresariais que não possam ser perdidas. Além disso, existem plataformas de tecnologia em nuvem que oferecem diferentes opções de armazenamento dependendo das suas necessidades. 


Quais os benefícios reais de utilizar esta tecnologia em minha empresa? 

Se você tem um negócio, a atenção para esse tema deve ser redobrada. Descubra alguns benefícios que sua empresa pode ter com essa ferramenta:
  • Redução de despesas: disponibilização de programas de baixo investimento;
  • Maior segurança no armazenamento de dados: certificados de segurança e uso de criptografia e formas de evitar perda de dados confidenciais;
  • Maior flexibilidade e dinamismo: feito em qualquer hora e lugar, só basta ter acesso à internet;
  • Maior integração da equipe: aumento da produtividade caracterizado pela maior praticidade no acesso aos arquivos.


Faça parte do futuro e realize a migração em nuvem com a Xtrategus 

A  Xtrategus em parceria com a Microsoft, oferece diversas soluções que auxiliam no bom andamento da sua empresa no ramo digital. 
Não perca tempo! Otimize processos, garanta que todos os seus colaboradores estejam alinhados e tenham acesso às informações necessárias para realizar seu trabalho da melhor forma possível.
Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e deixe sua empresa alinhada com a tecnologia.
Xtrategus, 13.JUNHO.2022 | Postado em Artigos


  • 1
Exibindo 1 de 1