Como o Windows 11 colabora com recursos essenciais para a inclusão digital

O lançamento do Windows 11 trouxe diversas funcionalidades que são fundamentais para a inclusão digital, facilitando ainda mais o uso ao oferecer uma interface acessível e adaptável para pessoas com deficiência.
A Microsoft disponibiliza recursos que proporcionam maior acessibilidade para este público, ajudando a desenvolver experiências mais intuitivas e práticas durante a rotina de trabalho.
Neste artigo, mostraremos como o Windows 11 colabora com a inclusão digital através das suas novas funcionalidades, trazendo ainda mais desempenho para todos os colaboradores de sua empresa. 

Produtividade e foco 

Buscando trazer mais produtividade e agilidade durante os processos internos no ambiente de trabalho, a Microsoft desenvolveu as novas funções "Sessões de Foco” e  “Não incomodar”, onde o usuário poderá silenciar notificações da barra de tarefas que desvie sua atenção e não acumule uma poluição visual em sua tela.

Esta funcionalidade foi projetada exclusivamente para pessoas que possuem TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), focando exclusivamente nos hábitos saudáveis digitais que auxiliam em sua produção e execução de tarefas diárias. 

Saiba como otimizar a comunicação de sua equipe de forma econômica e prática! Baixe agora, gratuitamente, nosso ebook “Telefonia pública no MS Teams” e conheça todos os benefícios de utilizar esta solução em seu negócio.

 

Legendas ao vivo e conteúdo em áudio

Outro recurso bastante interessante é o de legendas ao vivo em aplicativos do Windows, desenvolvido para trazer acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva. 

O texto será exibido na parte superior da tela por padrão, ou pode ser movido para qualquer lugar que desejar. Esta função pode ser bastante útil durante reuniões online, pois toda comunicação será legendada em tempo real.

Além disso, a captura de áudio pelo microfone do computador também pode ser  transcrita em conversas presenciais e na digitação durante o cotidiano, sendo um grande facilitador.

 

Acessibilidade por voz

O guia interativo de acesso por voz traz uma nova experiência no Windows 11, pois facilita o controle gerencial de ações realizadas em seu PC ao utilizar a fala, garantindo mobilidade e rapidez em sua resposta.

Com estes comandos de voz, o usuário pode abrir e alternar entre outros aplicativos que estejam sendo usados, navegar na Internet, acessar, ler e criar emails, dentre diversas outras funções. 

A funcionalidade utiliza o reconhecimento de fala moderno através do dispositivo de captação de áudio (microfone), assim, ele reconhece com precisão a fala e funciona sem uma conexão com a Internet.
 

Atenção!


Para ativar a função no Windows 11, acesse o menu Iniciar, selecione Configurações > Acessibilidade > Fala. Em seguida, ative a opção de acesso de voz.
 

Narrador para orientações durante o uso

O recurso de narrador permite que o usuário utilize as funções básicas de seu computador sem que seja necessário o uso de mouse para concluir tarefas comuns, caso seja deficiente visual. 

A ferramenta interage com itens da tela, como texto e botões a partir de comandos específicos que permitem que você navegue pelo Windows 11, navegue pela Web e execute aplicativos da Microsoft de forma prática e eficiente. 

Gostando do nosso artigo? Temos um material exclusivo para você! Baixe agora, gratuitamente, o folder do Microsoft Business 365 e saiba como proteger sua empresa contra os riscos de ataques cibernéticos. 

 

Adquira agora a sua licença do Windows 11 na Xtrategus! 

A Xtrategus possui uma forte parceria com a Microsoft, oferecendo as licenças para Windows 11 por um custo totalmente acessível. Além de contar com um atendimento personalizado e pronto para suprir todas as suas necessidades a qualquer momento. 

Traga mais desempenho para a rotina de trabalho de seus colaboradores e utilize sempre as versões originais de seu sistema operacional, assim você trará mais segurança e conforto para sua equipe.

Fale com um de nossos especialistas e descubra como levar melhores resultados e desempenho para a sua equipe de colaboradores.
Xtrategus, 06.DEZEMBRO.2022 | Postado em Notícias


  • 1
Exibindo 1 de 1