Como ter um diagnóstico da saúde de sua infraestrutura de TI?

Como está a saúde da infraestrutura de TI em sua empresa? A infraestrutura de TI é um dos alicerces internos de uma empresa. Consiste em assistência técnica, programas e recursos, equipamentos e serviços. Esses itens sustentam o funcionamento tecnológico do espaço, como a utilização de computadores e telecomunicações, por exemplo.

A infraestrutura de TI viabiliza o funcionamento do negócio de várias formas. O que seria de algumas empresas sem o pacote Office, sala de conferências ou sem armazenamento na nuvem?

A importância da manutenção

Mesmo quando são feitos investimentos iniciais consideráveis na infraestrutura de TI em uma empresa, é de suma importância que se faça manutenção ocasional dos programas e dos serviços contratados. Para reconhecer quais equipamentos, programas e recursos necessitam de reparos, é necessário fazer um diagnóstico.

Assim, a manutenção pode ser executada, e, com ela, tem-se a garantia de que a infraestrutura atingirá o funcionamento correto. Com o objetivo de auxiliar nesse diagnóstico inicial, a XTRATEGUS reuniu as perguntas essenciais para dar um diagnóstico inicial da saúde da infraestrutura de TI em sua empresa.

A partir das ferramentas a seguir, é possível compreender qual caminho seguir, que profissional contratar – e, em casos de escassez de recursos – quais materiais necessitam de prioridade nos reparos.

Perguntas essenciais para se fazer

Para refletir sobre a saúde da infraestrutura do negócio, algumas perguntas são pertinentes. São elas:

  • Com que frequência são apresentados pequenos problemas, como a necessidade de reinicialização de um dispositivo ou a compra de uma nova licença?
  • Todos os sistemas e softwares estão atualizados?
  • Os antivírus estão funcionando? Existem outras medidas em prol da segurança e criptografia das informações?
  • Os equipamentos e programas são originais e possuem garantia?
  • Existem ações preventivas e de cuidado para garantir melhor durabilidade dos programas e equipamentos?
  • Outros membros da empresa estão perdendo tempo e tendo o rendimento reduzido devido aos problemas com TI?

Partindo do diagnóstico inicial

Com as questões acima respondidas, será possível ter uma noção do status atual da infraestrutura de TI. Os problemas podem ser de ordem da qualidade dos equipamentos que já estão obsoletos, de desajuste entre software e hardware, falta de ações preventivas e educativas sobre segurança, entre outros.

Então, partindo da noção inicial de qual o problema, deve-se buscar a solução com profissionais especializados. Esses profissionais vão garantir que uma pane geral não ocorra, e podem executar suas ações de reparo sem acarretar em maiores transtornos – em comparação ao que seria uma perda irreversível.

O mais importante é identificar a existência de um problema, para que se possa partir para a busca de soluções. Além disso, cabe ressaltar que problemas acontecem. Todo uso contínuo vai, necessariamente, acarretar em desgaste.

Como resolver os problemas encontrados

XTRATEGUS trabalha com soluções personalizadas de infraestrutura de TI para todos os tipos e tamanhos de companhias. Conheça melhor nossos serviços. Somos licenciados pela Microsoft para a implantação da nuvem, entre outros serviços como BaaS, DRaaS, etc.

Outro assunto relacionado à saúde da infraestrutura de TI é a chegada de Lei Geral de Proteção de Dados pessoais. Se você tem interesse no assunto, estamos disponibilizando gratuitamente um e-book com ferramentas para fazer a transformação correta da governança de dados. Acesse aqui.


Foto: Divulgação/Banco de Imagens IStock


Xtrategus, 23.SETEMBRO.2019 | Postado em Artigos


  • 1
Exibindo 1 de 1