DRaaS e BaaS: entenda as diferenças e objetivos desses serviços

Atualmente, o mercado de TI está efervescente quando no assunto soluções em nuvem. Entre os serviços oferecidos nesse mercado, estão o DRaaS (Disaster Recovery as a Service) e o BaaS (Backup as a Service). Mas você sabe o que eles são e para que eles servem? Ambos dizem respeito à continuidade do negócio e são complementares.

É importante saber a diferença pois, se bem utilizados, esses serviços podem garantir mais tranquilidade e segurança operacional à sua empresa. Por isso, conhecer as diferenças e objetivos desses serviços é o melhor jeito de obter bons resultados, contratando apenas o que é necessário.
Continue a leitura do artigo para descobrir detalhadamente o que o DRaaS e o BaaS são capazes de fazer.

Descobrindo a importância dos serviços

Antes de tudo, é preciso se perguntar: você está preparado para contratar esse tipo de serviço na empresa? Sabe mesmo o quão importante é? Para ter certeza, faça-se as seguintes perguntas. Quanto mais a resposta a elas for sim, mais crucial é o investimento em BaaS e DRaaS.
  • Sua empresa está preparada para desastres físicos ou de grandes proporções?
  • Quanto em dinheiro é perdido por dia com o sistema parado?
  • Qual o impacto da indisponibilidade na imagem da empresa?
  • Qual o risco de os clientes evadirem o contrato e buscarem a concorrência devido a falhas e interrupções em TI?

Existem 2 conceitos importantes quando falamos em continuidade de negócios:

RPO – Recovery Point Objetive: Quantidade de informações que estou disposto a  perder no caso de um incidente.

RTO – Recovery Time Objective: Tempo para que a operação volte normal após um incidente.

Quanto menor o RPO e o RTO, mais caro a minha solução de continuidade de negócios.

A seguir, entenda as diferenças e funcionalidades do DRaaS e BaaS. Assim, será possível refletir se a empresa necessita de um ou dos dois serviços.

Entendendo o DRaaS

O DRaaS, ou Recuperação em Desastres como um Serviço, é um serviço de recuperação de desastres. Sua principal diferença do backup se dá pela rapidez – no DRaaS, a resposta deve ser imediata. Isto significa baixo RPO (vou perder poucas informações) e baixo RTO (vou demorar pouco tempo para voltar a operar). O DRaaS é uma proteção contínua, que em caso de desastres transfere a aplicação para estrutura mais próxima em operação.

Para contratar o DRaaS, talvez não seja preciso investir em hardware, pois quase tudo fica hospedado na nuvem. O cliente configura um histórico de versões para as máquinas virtuais replicadas, e é deste espaço que os dados são recuperados.

Entendendo o BaaS

O BaaS, ou backup como serviço, é uma cópia de segurança de dados.

O principal objetivo deste serviço é proteger dados importantes a todo momento, pois quedas e falhas no sistema corporativo, em alguns casos, podem ser fatais. Para não sobrecarregar o sistema, existe a opção de enviar somente as alterações efetuadas. Isso leva a um grande benefício: a agilidade na resposta. No BaaS, qualquer dispositivo com internet pode acessar os arquivos e o andamento dos trabalhos ser mantido.

O BaaS tem RPO e RTO maior do que o DRaaS.

Combinando o BaaS e o DRaaS

É importante entender que as soluções de BaaS e DRaaS são complementares.

De nada adianta ter um ambiente de DRaaS no caso de um ramsomware ter infectado o ambiente ou alguém ter excluído um  arquivo, pois ele estará replicando o problema para o ambiente de DR.

Contrate uma empresa robusta

Nessa jornada, é importante contratar uma empresa responsável. Está é a melhor forma de ter certeza que os serviços contratados serão oferecidos em sua totalidade. Contar com BaaS e DRaaS é um pré-requisito para companhias que dependem de dados e sistemas para funcionar, como laboratórios, contact centers e outras empresas de serviços.

A XTRATEGUS oferece as melhores soluções do mercado, totalmente personalizadas. Para saber mais sobre nossos serviços, solicite uma apresentação.

Para mais conteúdos como este, continue lendo nosso blog.


Xtrategus, 18.NOVEMBRO.2019 | Postado em Artigos


  • 1
Exibindo 1 de 1