Como as soluções digitais podem ser fundamentais para a gestão ambiental e sustentabilidade

As soluções digitais são fundamentais para a gestão ambiental porque permitem que as empresas e organizações monitorem de forma mais eficiente o seu impacto ambiental. 

Elas também podem ajudar a reduzir custos operacionais, melhorar a logística e processos de produção, além de dar suporte à gestão de riscos em casos de incidentes.

Neste artigo, apresentaremos os principais benefícios de utilizar um software para gerenciamento estratégico sustentável, e como a ferramenta pode ser fundamental para a segurança de seus colaboradores.
 

Vantagens de utilizar um sistema de gestão ambiental

Não há dúvida de que um sistema de gestão ambiental, social e governança corporativa oferece muitas vantagens para qualquer organização. Isso inclui a melhoria da comunicação interna, prevenção contra acidentes operacionais, a otimização dos processos e a maior
transparência na prestação de contas.

Conheça abaixo quais são as principais vantagens que a solução pode trazer para sua empresa: 
  • Automatização na coleta de dados, cálculos e relatórios de sustentabilidade;
  • Permite ter uma visão global do cenário geral de risco;
  • Organiza os seus indicadores/KPIs de acordo com a sua estratégia organizacional; 
  • Permite o controle do nível de conformidade da organização;
  • Ajuda a identificar má reputação de fornecedores;
  • Oferece painel de gerenciamento de risco avançado;
  • Elabora de forma automatizada os scorecards operacional/pessoal de sua empresa;
  • Realiza coleta de dados ESG e de sustentabilidade.

A LGPD e a governança de dados são fundamentais para garantir a integridade e segurança de informações da sua empresa. Pensando nisso, disponibilizamos um ebook gratuito onde você encontrará dicas essenciais para que o seu negócio esteja sempre em dia com a legalidade e evite multas indesejadas.

 

A importância da Gestão ambiental, social e de governança corporativa

A gestão ambiental, social e de governança corporativa é fundamental por diversos motivos. Ela ajuda a minimizar os riscos das atividades da empresa, o que pode evitar problemas financeiros e reputacionais futuros. 

Outro fator é a preocupação com o impacto das atividades da empresa no meio ambiente e na sociedade, o que pode gerar maior responsabilidade social corporativa. 

Além disso, ela também promove uma maior transparência nas operações da empresa e melhora a relação com investidores e reguladores. Portanto, é evidente que a gestão ambiental, social e de governança corporativa são aspectos fundamentais para qualquer organização.

As práticas de ESG (sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance”), fazem parte do pilar do gerenciamento estratégico social de empresas, ajudando a melhorar a sua reputação ao reforçar seu compromisso com o meio ambiente e com os grupos sociais afetados por sua atividade.


Por que eu devo investir neste tipo de sistema

Ao investir em soluções de gestão ambiental, você transforma riscos em oportunidades de melhorias, ao aperfeiçoar todos os setores de sua empresa com relatórios de sustentabilidade utilizando frameworks como GRI, ODS, SASB, MSCI.

Investindo em soluções de ESG, sua organização sempre terá dados que reúnem informações avançadas para suas iniciativas e planos de ações corporativos, definindo seus objetivos e metas através dos indicadores que são apontados em sua coleta de métricas.


Segurança ambiental e controle de riscos

A gestão ambiental é uma ferramenta vital para a segurança e o controle de incidentes. O sistema fornece um meio eficaz de analisar riscos e tomar decisões baseadas em evidências. 

Com ele, as organizações podem monitorar continuamente suas atividades produtivas, bem como o impacto ambiental de seus negócios. Dessa forma, elas estão sempre cientes das ameaças que existem e podem tomar medidas preventivas para minimizá-las. 

O software também assegura que a sua empresa esteja cumprindo com suas obrigações legais e sociais e evitando multas que podem influenciar na continuidade do seu negócio.
Gostou do nosso artigo? Então, não deixe de baixar gratuitamente nosso ebook sobre Governança de dados e LGPD, e saiba como evitar que a sua empresa sofra consequências severas ao disponibilizar e/ou compartilhar informações de forma indevida na rede.

 

Conheça o software ESG oferecido pela Xtrategus e fortaleça sua gestão ambiental 

A Xtrategus traz o mais novo sistema de gestão ambiental que ajudará a oferecer os melhores resultados para sua empresa, o SoftExpert ESG. 

Com ele você gerencia e adota medidas de prevenção corporativas em uma plataforma totalmente inovadora e intuitiva, supervisionando com clareza e objetividade dados essenciais para a sua gestão social. 

Marque agora um bate-papo com um de nossos especialistas e descubra todas as vantagens de investir em soluções ESG com a Xtrategus.
Xtrategus, 19.DEZEMBRO.2022 | Postado em Artigos


  • 1
Exibindo 1 de 1