Aprenda a reduzir custos operacionais utilizando os recursos avançados do MS Azure

O Microsoft Azure é uma plataforma de arquitetura em nuvem que oferece diversas funcionalidades para a colaboração de equipes otimizando a sua produtividade. 

Esta incrível ferramenta também é capaz de reduzir custos operacionais e facilitar operações diárias, ao armazenar dados de forma híbrida com flexibilidade e total segurança.

Neste artigo, falaremos como sua empresa pode economizar utilizando funcionalidades avançadas do MS Azure em sua rotina organizacional.  
 

Desativando recursos não utilizados

Uma função bastante útil para infraestruturas de TI corporativas é a otimização de gastos ao desativar recursos não utilizados em máquinas virtuais através do assistente do MS Azure.

O gerenciamento automático permite que os equipamentos sejam configurados para desligarem após inatividade no período de 7 dias no mínimo, de acordo com os comandos definidos pelo usuário. 

Além disso, a solução também é capaz de monitorar o desempenho da CPU e o uso da memória em suas atividades, dando um auxílio fundamental para o suporte técnico preventivo.

Gostando do nosso artigo? Então, não deixe de baixar o nosso material gratuito sobre o Microsoft 365 Business, onde você encontrará todas as dicas essenciais e as vantagens de utilizar esta solução em sua colaboração de equipe. 


 

Utilizar as funcionalidades do sistema Híbrido do Azure

O sistema híbrido do Azure é um conjunto de funcionalidades e serviços que permitem a integração e a comunicação entre ambientes de nuvem pública e privada. Conheça todas as aplicações que a solução oferece abaixo: 
  • Azure ExpressRoute: permite a conexão direta entre a infraestrutura local e a nuvem do Azure, proporcionando uma conexão mais rápida, confiável e segura;
  • Azure Arc: gerencia máquinas virtuais, contêineres e bancos de dados em ambientes que estão em sua rede local, em outros provedores de nuvem ou em dispositivos IoT;
  • Azure Stack: executa aplicativos e serviços em sua própria infraestrutura, mantendo a mesma interface de gerenciamento e API do Azure;
  • Azure Site Recovery: protege aplicativos e dados em ambientes locais, migrando-os para o Azure ou para outro local de recuperação em caso de falha do ambiente original;
  • Azure Hybrid Benefit: permite que você use suas licenças do Windows Server e SQL Server para executar cargas de trabalho em nuvens públicas e privadas do Azure com preços reduzidos.


Configurar o dimensionamento automático

O dimensionamento automático do Azure permite ajustar automaticamente a capacidade dos seus recursos de nuvem, como instâncias de máquinas virtuais ou conjuntos de escalabilidade de aplicativos, para atender às demandas de uso.

Isso ajuda a garantir que seus aplicativos estejam sempre disponíveis e que você não pague por recursos desnecessários na rotina de tarefas de sua equipe. 

Após configurar o dimensionamento automático, o Azure monitora continuamente o uso do recurso e fará ajustes automaticamente, conforme necessário, para manter a disponibilidade e evitar custos desnecessários.
 

Análise de gastos com o Azure Cost Management


O Azure Cost Management é uma ferramenta que permite monitorar, analisar e gerenciar os gastos com os serviços e recursos em seu negócio. 

Com ela, você pode acompanhar o consumo de recursos em tempo real, identificar tendências de gastos, definir alertas de orçamento e otimizar seus custos para maximizar o valor dos seus investimentos.

É possível identificar tendências e padrões de consumo de recursos, como picos de uso em determinados horários ou dias da semana, além de analisar as causas desses padrões.

Com o Azure Cost Management você pode criar relatórios personalizados para compartilhar com sua equipe e ajudar a tomar decisões sobre seus investimentos em nuvem.

Olá! Que bom que chegou até aqui! Temos um material exclusivo para você! Baixe agora mesmo nosso ebook gratuito “Microsoft 365: Proteção constante”  e descubra todos os benefícios que a solução oferece para a segurança de seus dados corporativos.  


Impulsione seus resultados com as soluções oferecidas pela Xtrategus

A Xtrategus oferece, em parceria com a Microsoft, as melhores soluções para a sua colaboração de equipe, com planos e pacotes acessíveis para empresas de todos os portes. 

Mantenha seus dados protegidos, realize o backup de documentos na nuvem e traga mais tranquilidade em sua rotina de trabalho ao contar com as ferramentas mais atuais do mercado. 

Conheça todos os benefícios que a Xtrategus pode trazer para o seu negócio e fale agora mesmo com um de nossos especialistas!
Xtrategus, 04.ABRIL.2023 | Postado em Artigos


  • 1
Exibindo 1 de 1