Cloud computing para empresas: conheça seus benefícios!

Nos dias atuais, quando se trata de inovação em infraestrutura de TI para empresas, logo pensamos em Cloud Computing. Computação em nuvem  é uma tecnologia que utiliza a internet para permitir o acesso remoto a dados, plataformas, programas, espaço de armazenamento e muitos outros recursos de informática. 

Ao buscar por esta solução digital, as empresas deixam de investir em hardwares e softwares caros, bem como infraestrutura local, e passam a  trabalhar com hospedagem na nuvem com segurança.

Atualmente, consultoria em cloud computing tem se tornado cada dia mais presente no cotidiano de grandes empresas, e é fácil entender por quê. 

A necessidade das informações em tempo hábil faz com que busquemos cada vez mais ferramentas que nos auxiliem nesse processo, sendo assim a cloud computing surge como principal aliada. 

Diante o cenário atual de pandemia e  isolamento social, tornou-se questão de sobrevivência de mercado aderir a novos canais e serviços da tecnologia. Ao buscar por novos modelos de negócios e dinâmicas de operação, encontramos a computação em nuvem como uma das melhores opções para soluções em TI.

Pensando nisso, listamos 6 bons motivos para você investir em Cloud computing para empresas.

 

1. Economia

A redução de custos é um dos principais benefícios que a tecnologia em cloud computing traz. Isso porque, não é mais necessário comprar servidores, atualizar aplicativos e/ou sistemas operacionais, nem descartar hardware e software quando estiverem desatualizados, uma vez que tudo é feito pelo provedor de cloud computing. Este serviço ajuda também na redução de custos com gerenciamento e manutenção de recursos de TI.

 

2. Otimização de processos 

Com a utilização da computação em nuvem, diversos procedimentos podem ganhar mais agilidade. Visto que é possível criar soluções personalizadas para potencializar a colaboração, a organização e a gestão de processos.

Além disso, com a implementação do serviço, a equipe de TI não precisará mais focar em questões técnicas, como infraestrutura, aplicativos e usuários desktop. O potencial dessa equipe pode ser direcionado para desenvolver soluções e criar estratégias de crescimento e negócios, ao invés de realizar apenas atividades operacionais.

 

3. Flexibilização do modelo de trabalho

Manter dados em nuvem permite que gestores, diretores e funcionários acessem tudo a qualquer hora e de qualquer lugar, precisando apenas de um dispositivo com acesso à internet. Essa possibilidade de acesso remoto em tempo real, agiliza o trabalho e aumenta a produtividade.

 

4. Segurança de dados

A segurança da informação requer bastante atenção dos fornecedores de serviços em Cloud computing, isso porque falhas neste setor trazem graves consequências. Por esse motivo  que na arquitetura de nuvem tudo é salvo constantemente e automaticamente. 

A Cloud Computing oferece também uma tecnologia de firewall que previne a entrada de vírus e acessos suspeitos. Outro ponto que faz toda diferença é a criptografia de dados, que dificulta o vazamento e o acesso por parte dos hackers, oferecendo maior segurança para pessoas autorizadas a acessarem o sistema.

 

5. Sustentabilidade

Poucas pessoas sabem, mas implementar Cloud Computing pode gerar uma grande economia de energia (que reflete em uma redução de custos), e uma diminuição significativa na emissão de carbono.

De acordo com o estudo feito pela Global e-Sustainability Initiative (GeSI) em 11 países, incluindo o Brasil, o uso de serviços de e-mail na nuvem, CRM e groupware pode eliminar as emissões anuais de 4,5 milhões de toneladas de CO2. Isso é equivalente a cerca de 2% da pegada de carbono total da área de TI nos países que fizeram parte da pesquisa.

 

6. Escalabilidade

A escalabilidade oferecida pela Cloud computing funciona conforme o crescimento da empresa. Isso quer dizer que esse tipo de serviço permite à empresa aumentar ou diminuir os recursos sempre que achar necessário. 

Ao implementar esta tecnologia, a empresa passa a obter melhores resultados em sua produtividade, além de possuir diferencial em infraestrutura, ultrapassando seus concorrentes e expandindo seu sistema sem interferir no desempenho de suas atividades.

Está pensando em adotar tecnologias e práticas de cloud para a sua empresa?

A XTRATEGUS está à sua disposição!

Para saber mais sobre os benefícios e as possibilidades de utilizar ferramentas em nuvem na sua empresa, fale com um de nossos especialistas!

Foto: Divulgação/Banco de Imagens IStock
Xtrategus, 03.MAIO.2021 | Postado em Artigos


  • 1
Exibindo 1 de 1