Por que a ESG é fundamental para a prosperidade da sua empresa?

A agenda ESG inclui um conjunto de boas práticas que devem ser adotadas no âmbito empresarial, buscando avaliar as prioridades sociais e ambientais para a lucratividade da corporação. 

Este tema também oferece oportunidades de investimentos para a empresa, o que pode ser um excelente negócio para aumentar a lucratividade ao demonstrar o comprometimento com a pauta social e ambiental.

Hoje, explicaremos por que a ESG é essencial para a sua empresa e como você deve aplicá-la para em sua gestão corporativa de forma eficiente. 


Afinal, o que é ESG?

A sigla ESG é um conjunto de boas práticas que são fundamentais para o aprimoramento de resultados no segmento ambiental, social e governamental de uma empresa. 

Esta ferramenta opera na gestão de falhas, permitindo que as empresas otimizem suas operações com objetividade e agilidade em suas tarefas operacionais. 

Além disso, ela pode ser utilizada como indicador de riscos de investimentos, em que é possível evitar prejuízos na tomada de decisão através do Índice de Sustentabilidade Empresarial. 

Quer saber como otimizar os resultados de sua empresa? O SoftExpert Excellence Suite é o software perfeito para a gestão corporativa e ambiental da sua empresa. Conheça todas as suas funcionalidades em nossa página. 


Quais são os seus principais pilares?

O ESG (Environmental, Social and Governance) possui três pilares essenciais para a gestão corporativa inteligente. Conheça-os abaixo e entenda como cada uma delas age no cenário empresarial:

Ambiental (E) - refere-se às práticas que as empresas adotam para minimizar seu impacto ambiental e contribuir para a preservação do meio ambiente. Isso pode incluir redução de emissões de gases de efeito estufa, conservação de recursos naturais, gestão de resíduos e poluição, dentre outros.

Social (S) - trata do impacto que as empresas têm para a sociedade e seus colaboradores. Isso pode incluir práticas de diversidade e inclusão, segurança e saúde dos funcionários, desenvolvimento de fornecedores locais, investimento em comunidades carentes e outras ações relacionadas.

Governança (G) - refere-se às estruturas e processos de governança corporativa, incluindo a ética empresarial, transparência, responsabilidade, gestão de riscos, controles internos e prestação de contas aos acionistas e outras partes interessadas.

Esses fatores são utilizados para avaliar a governança corporativa e o desempenho de sua empresa no aspecto ambiental. 
 

Benefícios de utilizá-la em sua empresa 

A implementação do ESG pode ajudar as empresas a otimizar seus processos, reduzir desperdícios e economizar recursos, o que leva a uma maior eficiência operacional.

A adoção destas práticas também ajuda a identificar e mitigar riscos, como aqueles relacionados a mudanças climáticas, desastres naturais, desigualdades sociais e governança inadequada.

No geral, o ESG pode ajudar as empresas a se tornarem mais responsáveis, sustentáveis e lucrativas a longo prazo.
 

Como ela pode impactar no mercado? 

A inovação também é outro ponto positivo na ESG, pois as empresas buscam inovar e encontrar novas soluções para enfrentar os desafios ambientais, sociais e de governança, o que pode levar a oportunidades de crescimento e lucro.

Empresas que possuem esta responsabilidade social podem se tornar mais atraentes para investidores que desejam alinhar seus valores pessoais com suas decisões de investimento.

Por isso, a ESG tornou-se algo tão valorizado no mercado, devido a sua obtenção de resultados eficiente através de recursos e práticas administrativas e ambientais de alto desempenho. 

Que bom que chegou até aqui! Conheça a solução SoftExpert Excellence Suite e descubra todos os benefícios que ele oferece para a gestão de excelência em sua empresa.


Conheça a incrível solução de gestão de excelência oferecida pela Xtrategus

A Xtrategus possui a solução ideal para a sua gestão corporativa, ambiental e social. O SoftExpert ESG reúne diversas funcionalidades para a otimização de resultados em sua empresa. 

Traga mais desempenho e corrija falhas operacionais utilizando este incrível software.

Fale agora com um de nossos profissionais e conheça todas as vantagens de utilizar o Software ESG em seu negócio.
Xtrategus, 07.MARÇO.2023 | Postado em Artigos


  • 1
Exibindo 1 de 1